Objectivos

Objectivo Geral:

- O objectivo é, cada vez mais, interrogar a sede da produção do sentido e especificar o lugar do sujeito nas sociedades e na sua experiência relacional dentro desta, no tocante a tudo quanto o circunda ao nível da significação física e psicológica;

- Pretende-se que os estudantes conheçam as correntes, os modelos, as teorias e os nomes que, nos vários países, têm concorrido para o avanço e a consolidação da semiótica;

- Procura compreender e problematizar questões tais quais: os conceitos de sistema social, cultural e de modelização; a abordagem semiótica da sociedade e das culturas centralizada no conceito de código e de texto; os códigos culturais como sistemas modelos; as noções de texto e de não-texto na cultura; a interdisciplinaridade das tradições científicas (o interesse e a importância da Semiótica na configuração de um campo multidisciplinar de interpretação e produção de sentidos na área das ciências humanas e sociais);

- Entender as diferentes formas do conhecimento e os diferentes códigos e sistemas. Artes, desenho, símbolos; mito, folclore, religião, comportamentos; ritos, festas, dança, performances; teatro, cinema, rádio, televisão; moda, urbanismo, design; poesia, música, canção, literatura; publicidade, marketing, telecomunicações. E eis alguns dos códigos e sistemas para os quais é possível se dirigir a análise aplicada. Com isso os sistemas e os códigos passam a ser observados como sistemas correlacionais, onde, modelização é processo semiótico por excelência;

- Outro objectivo é, também, construir, no interior desta área o lugar do sentido e do discurso comunicativo), a partir do aprofundamento de uns tantos pressupostos teóricos de base e da convocação de metodologias de análise discursiva, que não se confinam à semiótica em sentido restrito;


Com efeito, propõe-se conjugar a semiótica, a linguagem, as ideologias sociais, a filosofia, a mutação e a hermenêutica das organizações sociais. É de todas estas bandas que será interrogada a significação. E é também com o contributo de todas estas disciplinas que procuraremos responder a esta busca de sentido.

Ao final do curso, o aluno deverá reconhecer os argumentos fundamentais e os conceitos da semiótica que fundamentam a análise dos diversos códigos existentes numa determinada organização social, cultural, etc.


Objectivos Específicos e Competências a adquirir:

- Possuir um bom grau de familiaridade com o campo da semiótica, conhecer os seus principias conceitos e as diferentes correntes da Semiótica;

- Conhecer os autores que incidem sobre a semiótica aplicada à área das organizações sociais;

- Praticar, de forma contextualizada, a análise semiótica dos diferentes códigos sociais (textos, imagens, objectos e demais linguagens distintas);

- Identificar os principais aspectos relacionados com a interpretação dos fenómenos sígnicos e ser capaz de discutir os problemas semióticos;

- Ficarem cientes da importância da semiótica na comunicação (a noção de comunicação articulada com a de significação e produção de sentido), compreender o funcionamento dos processos de significação e ser capaz de aplicar esses conhecimentos;

- Exercitar os modelos de análise semiótica, aplicada a diferentes fenómenos sociais.