Programa

1. INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA
1.1. Definição geral da Semiótica

2. BREVE PERCURSO GERATIVO DA SEMIÓTICA
2.1. A Dupla Origem da Semiótica (Semiótica Vs. Semiologia)

3. APLICAÇÕES DA SEMIÓTICA – O SEU CARÁCTER INTERDISCIPLINAR

4. A SEMIÓTICA E O SEU OBJECTO

5. INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO DOS SIGNOS – NOÇÃO DE SIGNO

6. TIPOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SIGNOS
6.1. Noções do signo
6.1.1. A Perspectiva Semiótica de Charles Sanders Pierce
6.1.1.1. Noção do Signo Pierciano (A Semiose ilimitada)
6.1.1.2. Elementos do Signo (Representamen, Objecto e Interpretante)
6.1.1.2.1. A Variedade do Representamen e do Interpretante
6.1.1.3. A divisão do Signo (Verbais, Não-verbais e Icónicos, Indiciais e Simbólicos)
6.1.1.3.1. O Qualitativo-iconico, Singular-indicativo e Convencional-simbólico
6.1.1.4. A Concepção Fenomenológica - As Tricotomias ou Redes Triádicas
6.1.1.4.1. Primeiridade/Qualidade
6.1.1.4.2. Secundidade/Relação ou Reacção
6.1.1.4.3. Terceiridade/Mediação ou Racionalização

6.1.2. A Perspectiva Semiótica de Ferdinand de Saussure
6.1.2.1. O Signo, o Significante (Plano da Expressão/Forma), o Significado (Plano do Conteúdo), a Significação (Ferdinand de Saussure)
6.1.2.2. Os Modos de Significação
6.1.2.3. Os Modos de Relação e de Representação (A Natureza Relacional do Signo)
6.1.2.3.1. Signos Naturais e Signos Culturais/Convencionados
6.1.2.3.2. Signos Motivados e Imotivados (A Arbitrariedade e o Convencionalismo do Signo)
6.1.2.4. As Dicotomias do Signo Linguístico de Saussure
6.1.2.4.1. Semiologia/Linguística
6.1.2.4.2. Língua/Fala
6.1.2.4.3. Diacronia/Sincronia
6.1.2.4.4. Sintagma/Paradigma
6.1.2.4.5. Significado/Significantes
6.1.2.4.5. Arbitrariedade/Linearidade

7. SIGNIFICAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM-CONCEITO [Rudimar Baldissera]
7.1. Imagem-físico-visível
7.2. Imagem-linguagem
7.3. Imagem-conceito


8. AS DIMENSÕES DO SIGNO
8.1. A perspectiva Semiótica de Charles William Morris
8.1.1. A dimensão Sintáctica
8.1.2. A dimensão Semântica
8.1.3. A dimensão Pragmática


9. A INSTITUIÇÃO DO SENTIDO – A GÉNESE SOCIAL DO SENTIDO
9.1. O Social e o Simbólico
9.2. O Social e o Cultural
9.3. O Social e as Funções Mentais Superiores


10. IDEOLOGIA E O CARÁCTER SOCIO-SEMIÓTICO DA PALAVRA
10.1. Palavra e Ideologia
10.2. Palavra e Comunicação Social
10.3. Palavra e Discurso de Outrem
10.4. Palavra e Consciência
10.5. O Discurso e a sua Dimensão Simbólica


11. OS MITOS (PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES)
11.1. Mitologia em Roland Barthes (A Função Sígnica)
11.2. Tipologia de Mitos (Os Mitos Contemporâneos)
11.4. Os Mitos, os Ritos (folclore, rituais) e o Símbolos.


12. A PERSPECTIVA DE UMBERTO ECO
12.1. A mensagem como forma/obra aberta (teoria econiana)