quarta-feira, 14 de abril de 2010

O QUE É A SEMIÓTICA?

A Semiótica é a ciência que estuda os signos, a sua significação e os processos de significação (ou semiose), isto é, a ciência que estuda os sígnos e a produção do sentido nas diversas linguagens que possibilitam a comunicação.

Por alguns, é considerada uma ciência, já que está estruturada como tal. Possui uma epistemologia própria e arcabouços teóricos bastante complexos que sustentam algumas verdades e suscitam muitas dúvidas.

A produção de sentido é um fenómeno que se dá na mente e na natureza. Não é exclusiva do homem que dá sentido às coisas. O sentido não está nas coisas tomadas isoladamente, mas surge na relação entre existentes singulares e independe de alguém que o interprete ou o pense como tal. Toda relação que evoca e provoca sentido é uma relação comunicativa porque supõe estímulo e resposta. Portanto, o sentido surge da interacção comunicativa. É por isso que entendemos a Semiótica como a ciência que estuda, em profundidade, a comunicação humana e não humana.

O objecto de estudo da Semiótica são o signos, as linguagens e a sua significação em cada sociedade individual e em cada época.

Por linguagens, entendemos o conjunto dos sistemas estruturados de sinais (signos) e são instrumentos que possibilitam a expressão e impressão. São, portanto, instrumentos dos quais a comunicação não pode prescindir. Não há comunicação sem linguagem, não há comunicação, sem signos. E constituem signos/linguagens, por exemplo, os sinais utilizados no trânsito, a gestualidade, as coreografias, as palavras lidas, escritas, ouvidas e faladas, a música, a culinária, as trocas biológicas (como as da fotossíntese), as convenções sociais, a nossa postura, maneira de falar, o cinema, a televisão, etc.

Definição de Ana Machado Velho, in: A Semiótica e o Design.

Sem comentários: