quinta-feira, 13 de maio de 2010

OS MODOS DE RELAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO

Vamos agora ver se entendemos bem os MODOS DE RELAÇÃO ENTRE O SIGNIFICANTE E O SIGNIFICADO, boa?

Bom, o que vos quero dizer (quer dizer, Saussure vos quer dizer) aqui nesta matéria é que existem vários tipos de relações possíveis entre o significante e o significado.

De uma forma muito simples, e assim…

... uma delas pode ser a NATURAL e é, então, a consequência de uma lei da natureza e a experiência ensinou ao homem a conhecer-lhe a significação. Por exemplo, o fumo (significante) tem uma relação natural com o fogo (significado). Esta relação natural é, muitas vezes, casual, enquanto é uma relação de causa-efeito (o efeito “fumo” manifesta, claramente a causa “fogo”).
Portanto, a relação Natural é aquela em que relacionamos, pela experiência, o significante ao significado. Sabemos que vai chover, se ouvirmos trovoadas ou as nuvens estiverem negras. Aprendemos, pela experiência que é isso que acontece.

... o outro modo relação pode ser a CULTURAL. É o caso do signo linguístico que é arbitrário, porque não tem um vínculo natural com a realidade. Essa relação cultural pode ser estabelecida pela tradição, pela cultura e insere-se então na “bagagem sociocultural” de uma sociedade. Por exemplo, o facto de fumar cachimbo numa tribo de índios significar a paz e na civilização ocidental, a pomba brana o significar.


MODOS DE REPRESENTAÇÃO DOS SIGNIFICADOS

Ainda os próprios Significados (vejam bem que agora não é o Significante em relação ao Significado, mas centrado nos Significados), que são a representação mental de uma coisa, de uma ideia ou de um sentimento, podem ser caracterizados em função da natureza dessa representação que pode ser:

FACTUAL (ou Concreta): Quando o significado é a representação de alguma coisa material que existe, por exemplo a de uma determinada mesa. A ideia de mesa esta representada nesta mesa que utilizo como suporte do computador onde escrevo.

TEÓRICA (ou Abstracta): Quando o significado representa uma ideia abstracta/subjectiva de alguma coisa, de uma noção, de um raciocínio. Por exemplo, quando penso ou sugiro a noção de mesa como um meio perfeito para comer, ou para apoiar um computador.

AFECTIVA (ou Sentimental): Quando o significado se refere a um sentimento ou a uma emoção. Exprime um significado de ordem afectiva. Por exemplo, exprimo o meu sentimento de amor por palavras, por gestos.


Well, that’s it, people!
Boas semiotizações na expressão dos vossos sentimentos, :).

Sem comentários:

Enviar um comentário