quinta-feira, 13 de maio de 2010

OS MODOS DE SIGNIFICAÇÃO

Que tal vermos, agora, os Modos de Significação?

Creio que isto ficou bem esclarecido na aula, mas convêm sempre explanar mais um bocadinho...


Como já vimos, os diversos signos podem ter diferentes modos de significação, conforme os significantes tenham uma extensão maior ou menos. É o que, por vezes chamamos o campo semântico.

A semiologia saussureana estabelece uma dupla distinção entre as palavras que podem ter unicamente um sentido – como a negação “não” – e que são, por consequência, Monossémicas e as palavras que podem ter vários sentidos e que são Polissémicas – tais como uma lista de leis, a poesia, uma pintura, etc. e tal...

Na Semiologia, podem alargar-se estas noções e constatamos que os signos podem ter três Modos de Significação e que são:

MONOSSÉMICA: obriga a que a relação entre o significante e o significado seja única. O conhecimento do sentido de cada signo é prévio e indispensável a toda a comunicação. Por exemplo, a luz vermelha, no trânsito, significa uma paragem obrigatória e mais nada do que uma paragem obrigatória. Outras interpretações seriam perigosas. Todavia, é preciso conhecer esse único sentido, antes de decifrar esse sinal.

POLISSÉMICA: permite múltiplas relações entre o significante e o significado – de facto, podem existir vários significados para o mesmo significante. A palavra tábua constitui um ou vários exemplo verbal, mas isso é possível em todas as linguagens. Por exemplo, pode significar, tanto a tábua da múltiplicação/adição/subtração/divisão, como pode significar tábua de madeira, ou tábua de leis.

PANSÉMICA: indica que a relação entre o significante e o significado é omnipossível (“pan”, do grego que significa “tudo”). É o tipo de significação da música ou da imagem abstracta. Exprime aquilo que percebo em função do signo, sem que haja correspondência precisa entre o significante e o significado.


Bonito, pessoal?
Agora misturem com os apontamentos/slides da aula e vejam com é que isso tudo significa.
Até o próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário