terça-feira, 11 de maio de 2010

A PERSPECTIVA SEMIOLÓGICA DE FERDINAND DE SAUSSURE

BIOGRAFIA

Linguista suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do estruturalismo. Antecipa os princípios da ciência linguística do século XX com a sua análise sobre a estrutura da linguagem.

O termo Estruturalismo tem origem no Curso de Linguística Geral (1916) e propõe abordar qualquer língua como um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos. Ou seja, procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura.

Além disso, o pensamento de Saussure estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na linguística do século XX.

Foi introduzido aos estudos linguísticos mas, também, estudou Física e Química. Enquanto isso, prosseguiu com os seus cursos de gramática. Por fim, convenceu-se que sua carreira estava nos estudos da linguagem e ingressou na Sociedade Linguística de Paris.

Em 1906 foi encarregado de ensinar Linguística Geral e, com isso, realizou conferências que apresentaram conceitos que mudaram completamente o modo de encarar a linguística.

Entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos que ele propôs fosse chamada de Semiologia, de quem foi considerado o pai por ter sido o primeiro autor a criar essa designação e a designar o seu objecto de estudo (os sígnos verbais).

Graças aos seus estudos a linguística adquire autonomia e o seu objecto e método próprio passam a ser delineados. Os seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX.

Após a sua morte, os seus discípulos esperavam encontrar em seus manuscritos a imagem fiel das suas lições. Todavia, em vão, já que Saussure destruía os rascunhos que escrevia, as gavetas de sua escrivaninha estavam quase vazias. Assim, resolveu-se reunir as anotações minuciosas dos seus alunos, compará-las e recriar cuidadosamente o pensamento do pioneiro da linguística. O resultado deste trabalho foi a publicação do "Curso de Linguística Geral", onde, para além da teoria do signo linguístico, resultante da combinação entre um significante (o componente sonoro) e um significado (o conceito), também se pode conhecer as famosas dicotomias: Língua/Fala; Sincronia/Diacronia; Sintagma/Paradigma; Arbitrariedade/Linearidade; Singnificante/Significado, (como iremos ver mais adiante).


Por agora fiquemos com uma noção do signo Saussureano (no post a seguir).

2 comentários:

  1. Imutabilidade = homem, cachorro, nós dizemos isso porque antes de nós já dizia assim; Mutabilidade = O tempo, que assegura a continuidade da língua, tem um outro efeito, em aparência contraditório, com a imutabilidade; ode alterar mais ou menos rapidamente os signos linguísticos. Mutabilidade = (latim) necare (com um acento no a assim - ) necare = matar português; em francês deu noyer = afogar. Tanto a imagem acústica como o conceito mudaram.
    FERDINAND DE SAUSSURE Curso de Linguística Geral Ed. Cultrix

    ResponderEliminar
  2. A afirmação "(...) significante (o componente sonoro)" não é correta, uma vez que o significante não é fonética, mas sim as "Formas a que se atribui significado", neste caso entendendo-se por Formas, desde o som, mas também grafia (palavras), imagens. Fica aqui a ressalva de não se associar, linearmente Significante = Som, quando é apenas UMA das formas possíveis de Significante. Obrigado. Gabriel Domingos.

    ResponderEliminar